Eu sou a M.ª da Luz

“Um pouco da minha história de vida…”

Filha de gente humilde, tinha em sonho, estudar.

Para quê? Qualquer coisa em que fosse útil: professora, médica, enfermeira, mas os meus pais não tinham possibilidade de me proporcionar os estudos.

Na minha 4.ª classe tive uma professora nova que me deu muito valor, “Mariazinha Machado Pereira”, pois elogiava-me a todos os seus colegas. Os seus familiares diziam que eu dava para “cientista”; eu não sabia o que era, mas sabia que era alguma coisa importante.

Daqui tirei uma lição: tinha mérito por mim própria.

Na vida, fui um pouco de tudo, médica, enfermeira, professora, e uma das coisas que sempre gostei de fazer, foi usar a imaginação. Dar forma ao que os outros imaginavam.

“Essa esperança que nos tem, mesmo quando já não a temos, não é propriamente confiança numa ordem imanente cuja justiça emergirá, mas confiança naquela pequena luz cujo brilho entre distância e treva resiste.”

Sophia de Mello Breyner Andresen

Como conheci a ProSénior…

Em 2015, iniciou-se uma nova etapa na minha vida, com a chegada da reforma. Nesta fase, aproveitei para concretizar um sonho, que era aprender a trabalhar com o computador. Já sabia alguma coisa, porque gostava de aprender e sou curiosa, mas precisava de aperfeiçoar mais os meus conhecimentos nas novas tecnologias para a minha realização pessoal.

Saí de casa com intenção de procurar a PROFISOUSA, pois já me tinha apercebido, há alguns anos, que esta entidade promovia formações, nomeadamente processos de validação de competências para o 6.º e 9.º anos. O meu objetivo era integrar uma turma para melhorar os meus conhecimentos de informática. Ao chegar, alguém me disse: “Veio parar ao sítio certo! Vá por ali abaixo e pergunte pelo Dr. Jorge”, que me apresentou a ProSénior – Universidade Sénior de Paços de Ferreira que desconhecia.

Disse-me que tinham aulas de informática, uma hora por semana, e que podia começar logo no dia seguinte. Podia inscrever-me em mais aulas, e assim fiz. Desde então frequento a universidade sénior, onde comecei por me inscrever nas disciplinas de Informática, de Inglês iniciação, de Português, de Saúde e Troca de Saberes, contribuindo, assim, para que o meu objetivo inicial, de aprender informática, fosse realizado.

Aprendi muito, porque me apliquei! Isso prova que quando queremos alguma coisa, se nos aplicarmos conseguimos. Agradeço à ProSénior por existir, e a todos os professores, a disponibilidade e paciência que sempre tiveram comigo. Aos meus colegas e amigos pela partilha de conhecimento, amizade e camaradagem. Sem vós, eu não seria a mesma pessoa. Gratidão!

M.ª da Luz

© 2024 Jornal ProSénior

Intuit Mailchimp logo